:quality(80)/scqsoluc/catalog/ft-nir-matrix-fii.jpg)
ESPECTRÔMETRO FT-NIR MATRIZ-F II
- Marca: BRUKER
- Ref.: BK018
DETALHES DO PRODUTO



ESPECTRÔMETRO DE PROCESSO FT-NIR MATRIX-F II
Verifique imediatamente os parâmetros importantes do processo para monitoramento e controle da reação
DESTAQUES
Analisador Inteligente
Comunicação Integrada de Processos
Totalmente autônomo com PC integrado
Fonte NIR de longa duração
Tempo de vida médio > 3 anos
Menor necessidade de interações com o serviço durante a operação.
Interface IoT
Preparado para a Indústria 4.0
Fornece muitos parâmetros adicionais do dispositivo para monitoramento de condição.
Diodo laser
Redução do custo de propriedade
Calibração otimizada do eixo x para maior robustez.
A espectroscopia óptica é hoje uma tecnologia de extrema importância para o monitoramento e otimização de processos em tempo real. As sondas acopladas por fibra óptica permitem a visualização direta do processo, sem atrasos.
O espectrômetro FT-NIR MATRIX-F II possibilita medições diretas em reatores e tubulações de processo, resultando em melhor compreensão e controle do processo. Sua tecnologia inovadora proporciona resultados consistentes de alta qualidade, menor tempo de inatividade e transferência direta de métodos. Todos os espectrômetros de processo da Bruker são caracterizados por robustez, estabilidade a longo prazo e baixos custos de manutenção.
Milhares de instalações nas indústrias química, petroquímica e de polímeros, bem como em processos de produção farmacêutica e no setor de fabricação de alimentos e rações, comprovam nossa experiência.
Monitoramento de Processos FT-NIR
Hoje, muitos fabricantes se esforçam não apenas para produzir o produto final da mais alta qualidade, mas também para melhorar a eficiência da produção, levando a tecnologia de análise do laboratório para suas fábricas. Ao obter um controle mais rigoroso sobre o processo de fabricação, é possível otimizar o uso de materiais e reduzir ou eliminar a produção de material fora das especificações, evitando, assim, custos de reprocessamento ou descarte.
As vantagens da análise FT-NIR em tempo real e online já estão bem estabelecidas. No entanto, os espectrômetros convencionais só podem ser instalados próximos ao processo que monitoram, o que expõe o analisador a um ambiente hostil, como variações drásticas de temperatura e exposição a poeira e sujeira. Além disso, o instrumento precisa ser posicionado em áreas de difícil acesso e, muitas vezes, protegidas contra riscos extremos.
Com a tecnologia de fibra óptica, os pontos de medição de difícil acesso podem ser alcançados por meio de sondas de fibra óptica robustas, enquanto o MATRIX-F II é posicionado, por exemplo, em uma sala de análises. A Bruker Optics oferece soluções completas para diversas tarefas de análise online.
As aplicações comuns do controle de processos incluem o monitoramento direto de reações químicas e da qualidade de produtos intermediários e finais:
Medição direta em reatores de processo ou tubulações, sobre bobinas ou correias transportadoras.
Medições remotas a longas distâncias.
Melhor compreensão e controle dos processos.
Ferramenta ideal para determinar a homogeneidade de processos de mistura, concentrações de componentes químicos e o estado de processos de polimerização em diversas indústrias.
Máxima utilidade
O MATRIX-F II é o único espectrômetro FT-NIR capaz de medir materiais tanto em contato quanto sem contato, utilizando apenas um instrumento com tecnologia de fibra óptica:
Sondas de fibra óptica: Sondas clássicas de refletância difusa, transflectância ou transmissão, com diversos comprimentos de percurso, podem ser utilizadas, assim como células de fluxo de processo ou conjuntos para plantas piloto. Diversos materiais estão disponíveis para as sondas, como aço inoxidável ou Hastelloy.
Cabeçotes para Medições Sem Contato: O cabeçote de iluminação e detecção NIR de fibra óptica contém fontes de tungstênio que iluminam a amostra. A luz dispersa é coletada e direcionada por um cabo de fibra óptica até o espectrômetro. Dessa forma, uma medição sem contato pode ser realizada remotamente, abrindo um leque de novas aplicações. Até seis cabeçotes podem ser conectados a um espectrômetro MATRIX-F II de emissão ou MATRIX-F II duplex.
MATRIX-F II:
Espectrômetro FT-NIR clássico com acoplamento de fibra óptica para uso em células de fluxo e sondas convencionais (para sólidos e líquidos).
Emissão MATRIX-F II:
Versão especial do espectrômetro MATRIX-F II para uso exclusivo com cabeçotes de medição acoplados a fibra óptica, para medições sem contato.
Matrix-F II duplex:
Ampliação dos espectrômetros FT-NIR clássicos MATRIX-F II para o uso simultâneo de sondas de fibra óptica e cabeçotes de sensores acoplados a fibra.
CARACTERÍSTICAS
O MATRIX-F também está disponível em uma versão à prova de explosão, com classificação ATEX, em conformidade com as seguintes normas:
II 2G Ex px II T6 Gb
II (1) G [Ex op é T4 Ga] II C
Tecnologia Avançada
O MATRIX-F II é um espectrômetro de processo FT-NIR dedicado, capaz de suportar ambientes agressivos.
Este instrumento utiliza óptica de última geração para proporcionar sensibilidade e estabilidade excepcionais em um módulo compacto. Seu design inovador oferece resultados consistentes de alta qualidade, menos tempo de inatividade, transferência direta de métodos e a possibilidade de novas aplicações que instrumentos menos sensíveis e precisos não conseguem realizar. O suporte completo a protocolos de comunicação padrão do setor garante uma integração fácil.
O MATRIX-F II também pode ser instalado em laboratório como um sistema independente para desenvolvimento de métodos e, em seguida, integrado diretamente à sua aplicação de processo. Está disponível como uma unidade autônoma com gabinete NEMA 5/IP65 (à prova de respingos), mas também pode ser montado em um rack padrão de 19 polegadas em um gabinete com temperatura controlada. O MATRIX-F II pode ser equipado com um multiplexador de fibra óptica de 6 portas.
Resultados precisos em segundos, em linha.
Vários componentes por medição
Análise não destrutiva
Multiplexador de 6 portas integrado opcional
Transferência por método direto
Design robusto
Garantia de 10 anos para as peças móveis do interferômetro e do laser de estado sólido.
Conectividade Ethernet e protocolos de comunicação padrão da indústria.
Manutenção fácil
O MATRIX-F II foi projetado para oferecer confiabilidade e facilidade de manutenção. Os componentes consumíveis, montados em suportes pré-alinhados, podem ser substituídos pelo usuário sem a necessidade de realinhamento da óptica. Com sua fonte de luz NIR de longa duração e diodo laser de última geração, ele reduz significativamente as operações de manutenção e o custo total de propriedade. O instrumento pode ser reparado rapidamente, minimizando a interrupção do processo de fabricação.
Validação do desempenho do instrumento
O MATRIX-F II está equipado com uma roda de filtros automatizada que abriga materiais e filtros padrão para teste de desempenho do instrumento. O software OVP (Programa de Validação OPUS) executa uma série de testes de desempenho, avaliando o funcionamento do instrumento e garantindo que ele opere dentro das especificações – pré-requisito para aplicações na indústria farmacêutica.
Conectividade
O software CMET oferece uma interface padrão da indústria (OPC) que permite a integração do OPUS em qualquer ambiente de controle de processos, utilizando uma ampla gama de interfaces e protocolos de comunicação padrão, incluindo 4-20mA, Modbus, Profibus DP e OPC.
AVALIAÇÕES
Não há avaliações para este produto.